40˚ Congresso Espírita de Goiás

Início > 40˚Congresso

Tema Central

"Conhece-te a ti mesmo"


Justificativa

A condição atual do planeta Terra diante de todos os avanços tecnológicos apresenta um profundo paradoxo que deve ser pensado segundo a proposta espírita, tal fenômeno social se baseia no inexorável crescimento do conhecimento intelectual em prejuízo da inteligência emocional e espiritual. O homem moderno tem uma gama imensa de recursos para uma melhor qualidade de vida e, no entanto, vive mal, perdido em razão do desconhecimento de si mesmo.

O espiritismo na condição de consolador prometido oferece as ferramentas eficazes para o homem no processo de ressignificação das suas experiências existenciais, levando-o ao melhor posicionamento no auto encontro na jornada da evolução por meio da reforma íntima que se opera através do autoconhecimento.

Jesus nos diz: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32

A verdade proposta por Jesus, na referida passagem evangélica, e que deve ser uma ferramenta de libertação, não se resume a horizontalidade do conhecimento do mundo e sim a verdade capaz de colocar o homem em harmonia com as leis de Deus que, segundo o livro dos espíritos, está escrita na consciência. É a sublime verticalização do conhecimento que, fundamentado na lei de amor, liberta o homem dos seus vícios internos, cuja base é o egoísmo que lhes afivela ao sofrimento.

A proposta do tema central do 40º congresso espírita de Goiás, “Conhece-te a ti mesmo”, visa possibilitar os meios, à luz do espiritismo, para que o homem possa tomar consciência de si mesmo e, assumindo sua paternidade divina, possa combater em si o orgulho e o egoísmo, melhorando sua relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo material e espiritual.

Na introdução do evangelho segundo o espiritismo Allan Kardec apresenta um resumo da doutrina de Sócrates e Platão, pensadores antigos responsáveis por inaugurar na filosofia ocidental o caminho para o autoconhecimento como meio de evolução espiritual, de modo que Kardec dá a eles a condição de precursores das ideias cristãs e do espiritismo, nos mostrando o quão antigo se faz necessário a busca do autoconhecimento para a espiritualização e alcance da felicidade.

A sociedade desesperançada se detêm em uma busca constante pelo sentido da vida e nesse caminho se afivela nos equívocos das viciações materiais e morais, alívios ilusórios e passageiros para os males emocionais que são resultantes da carência de espiritualidade e amor.

Em o livro dos espíritos Kardec propõe a seguinte questão:

"Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal?

— Um sábio da Antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”.

É nessa linha de reflexão que a FEEGO apresenta o Tema central:

“Conhece-te a ti mesmo”, visando auxiliar os congressistas na reflexão profundada acerca dos meios necessários para a melhora da vida e o fortalecimento na resistência ao mal ao longo da jornada terrena, construindo uma possibilidade mais esperançosa, espiritualizada e consciente de que a felicidade não viceja isoladamente, e em face disso, somos todos responsáveis por um mundo melhor humano e igualitário, transformação que se dará no processo de mudança que se fundamenta no autoconhecimento. 


Objetivo Geral

Estabelecer correlações doutrinárias com a proposta filosófica central:Conhece-te a ti mesmo”, alcançando a proposta de divulgação Espírita, consolação e reforma íntima pela evangelização.


Objetivo Específicos