38º Congresso Espírita de Goiás

Início > 38º Congresso

TEMA CENTRAL

NOS PASSOS DO MESTRE: O DESPERTAR DO HOMEM DE BEM


INTRODUÇÃO

O mundo atual passa por um período de grandes transformações, onde o ser humano é convidado a refletir nos valores que realmente importam em sua passagem na Terra. Acomodado à visão materialista, hoje ele se vê na necessidade de buscar a sua essência espiritual em detrimento dos apelos que assolam a existência física.

As provas individuais e coletivas convidam a criatura humana a ponderar acerca dos imperativos da existência: a sua impermanência, os conflitos impostos pela atual pandemia, o recolhimento social, as desencarnações em massa, as dificuldades financeiras, as inseguranças emocionais, as dores morais, dentre tantos outros desafios que surgem como oportunidades de aprendizado, transformação interior e a consequente construção de um mundo melhor.

É nesse contexto, que o 38º Congresso Espírita de Goiás, com o tema central “Nos passos do Mestre: o despertar do homem de bem”, vem trazer à luz dos ensinos de Jesus e do Espiritismo, profundas reflexões que ensejam o entendimento da sublime pedagogia divina em resposta aos anseios e necessidades do ser espiritual.


OBJETIVO GERAL

  • Despertar reflexões e atitudes acerca da trajetória evolutiva, evidenciando os diversos recursos divinos em auxílio a auto iluminação e a valorização das potencialidades da criatura humana.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Entender que o homem de bem se faz na prática das Leis de Amor, da Justiça e da Caridade, ensinados e exemplificados por Jesus em sua missão terrena;

  • Compreender que as Leis Divinas regem a dimensão moral do ser humano, carente ainda da luz no caminhar e do consolo quanto aos desafios da jornada;

  • Estimular o desenvolvimento e o despertar da consciência como instrumento de aperfeiçoamento moral e espiritual;

  • Refletir na importância do Espiritismo para a compreensão dos ensinos de Jesus e o suscitar das virtudes que encerram o homem de bem.